Começou um novo ano lectivo. No primeiro dia de Jardim de Infância realizaram-se jogos de socialização e integração à nova vida escolar das crianças, incluindo rodas, canções, brincadeiras com balões e construções na caixa de areia com baldes e pás. Em grande grupo falamos sobre as férias, as preferências de cada criança ou rejeições, o que gostam de fazer, experiências que trazem de casa. As crianças que entraram pela primeira vez, sentiram-se tristes por deixarem os seus familiares, algumas choraram aquando da separação. Ao longo do dia, criou-se um ambiente de empatia e confiança e o sorriso voltou aos rostos das crianças que pela primeira vez entraram para o Jardim.
Passado alguns dias e depois de termos explorado os frutos da área da casinha o André chegou ao Jardim de Roupeire com um limão. Muito feliz disse:
- Eu trouxe um grande limão.
- Tens razão, trouxeste um limão grande. Além de ser grande, que cor tem? E a sua forma? Em grande grupo exploramos o limão nos atributos forma, cor, tamanho.
O que vamos fazer com o limão? (perguntou depois a educadora Jú).
Como está muito calor decidimos fazer uma limonada, utilizando duas canecas com água: numa esprememos metade do limão, juntamos açúcar e mexemos, noutra esprememos o limão e não se juntou açúcar.
Ao bebermos a limonada com e sem açúcar fizemos algumas descobertas:
›O limão é um fruto, azedo mas óptimo para a saúde.
›Existem substâncias que depois de misturadas com a água não se distinguem. O açúcar dissolveu-se na água.
› E ainda - qual a árvore que dá os limões. Que tamanhos, formas e cores podem ter os limões.