"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

sábado, 29 de janeiro de 2011

sábado, 15 de janeiro de 2011

O Inverno

O Inveno









Também desenvolvemos a Historia “Não abanem o barco” de Sally Grindley; ilustrado por Sarah Battle. A história é a seguinte:
- Era uma vez o gato Carlitos que ia à festa do burro Cenoura.
- Que lindo dia! Vou de barco, mas tenho que ter cuidado para não me molhar.
- Posso ir contigo? Disse um patinho.

- Podes, mas não abanes o barco.
O patinho foi para o barco, mas não abanou.
- Podemos ir contigo? - Disseram 2 galinhas.
- Podem, mas não abanem o barco.

As 2 galinhas subiram, mas abanaram um bocado o barco.
- Podemos ir contigo? - Pediram 3 cães.
- Podem, mas não abanem o barco!
Eles subiram mas abanaram o barco.

- Podemos ir contigo? - Pediram 4 ovelhas a saltar.
- Podem vir, mas não abanem o barco!
Entraram e abanaram o barco, com um grande empurrão.

- Podemos ir contigo? - Disseram 5 porquinhos.
- Podem vir também, mas por favor não abanem o barco!
Os porquinhos que eram gordinhos saltaram e abanaram tanto o barco, mas tanto que ele virou.

Por fim chegaram à festa todos molhados.
O burro Cenoura quando viu os amigos assim fartou-se de rir.

Depois da exploração da história as crianças agruparam e classificaram os animais: o conjunto dos patos, dos cães, dos porcos, das ovelhas. Também contaram os elementos de cada conjunto.

A festa dos Reis

Olá a todos. Em contexto de sala de Jardim de Infância deu-se a conhecer a história dos três Reis Magos. Através desta história partimos para outras actividades significativas para o grupo de crianças nas áreas de Expressão e Comunicação, Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo. Exploramos a história, ficamos a saber que os Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior),ricos e sábios, ofereceram ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra. O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso. O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus. A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos. Apreendemos a canção dos Reis "Nós somos os três reis", confeccionamos as coroas, descobrimos palavras começadas pela letra "R" de "Rei". Também conhecemos a lenda do bolo-rei que é a seguinte:
Diz a lenda que os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus e levaram-lhe presentes. Quando chegaram à gruta, discutiram pois todos queriam dar a prenda em primeiro lugar. Um artesão resolveu o problema fazendo um bolo e colocando lá uma fava. Partiu o bolo em três partes e deu-o aos Reis Magos dizendo que a quem saísse a fava, seria o primeiro a dar o presente e assim aconteceu.
Este bolo ficou a chamar-se bolo-rei, é uma tradição de Natal e do dia de Reis. Ainda hoje se diz que a quem sair a fava, paga o bolo-rei no próximo Natal.

Quando já estava tudo bem afinadinho, fomos pela aldeia dar as Boas Festas. Munidos de coroas e instrumentos musicais crianças do JI e da EB1 de Roupeire foram às casas de alguns pais e encarregados de educação. Todos receberam as crianças com muito carinho, ouviram-nas cantar a Canção dos Reis e sorriam satisfeitos pelo resultado final. As pessoas foram simpáticas e deram-nos: rebuçados, bolachas, bombons e chocolates. Esta actividade fomentou o convívio entre o Jardim/Escola/Comunidade Educativa.