"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
(Anísio Teixeira)
(Anísio Teixeira)
segunda-feira, 18 de junho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Visita de estudo a Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012
No dia 13 de junho o Jardim-de-infância e a Escola do Primeiro Ciclo de Roupeire realizaram a visita de estudo a Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012. O itinerário foi o seguinte: Airão S. João; Guimarães, Castelo de Guimarães e Paço dos Duques de Bragança, lanche da manhã, Largo da Oliveira, Museu Alberto Sampaio - visualização de um teatro de sombras, Teleférico da Penha ou autocarro, Monte da Penha, almoço, visita ao Monte da Penha no mini trem, teleférico da Penha ou autocarro, lanche da tarde e gelado, regresso a Airão S. João. Esta visita teve o patrocínio da Junta de Freguesia e Associação de pais.
O Castelo de Guimarães, símbolo da cidade, foi o mote para as crianças e os alunos da EB1 de Roupeire relembrarem alguns acontecimentos que fizeram parte da História de Portugal. De maneira simples falou-se sobre a situação geográfica do castelo, para que servia, usos e costumes da época, como se defendiam, quem foi o 1º rei de Portugal. Entre o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, o grupo visitou a Igreja de S. Miguel do Castelo, igreja românica onde, segundo a tradição, D. Afonso Henriques foi batizado. No Paço dos Duques de Bragança todos os participantes observaram, com atenção, algumas salas no seu interior que compõem o museu, onde se destacam tapetes persas, tapeçarias flamengas (com temática sobre as conquistas portuguesas no Norte de África) e pinturas. Em homenagem às proezas marítimas dos portugueses, o teto da sala de banquetes reproduz o casco virado de uma caravela. Também estiveram atentos ao mobiliário das diferentes salas, assim como, à sala das armas e ao quarto.
A pé fez-se o trajeto até ao Museu Alberto Sampaio. Durante o percurso puderam observar a estátua de D. Afonso Henriques, a Câmara Municipal de Guimarães, a Biblioteca Raul Brandão e a parte histórica da cidade. No Museu Alberto Sampaio o grupo deparou-se com um novo desafio à aprendizagem. Depois de uma breve conversa as crianças visualizaram o teatro de sombras sobre a Condessa Mumadona Dias, que depois de ter enviuvado assume o governo do Condado Portucalense e toma duas medidas de grande importância: funda, na parte baixa de Guimarães, o Mosteiro de Santa Maria e, na parte alta, um castelo, o denominado Castelo de S. Mamede.
De camioneta de aluguer as crianças do JI de Roupeire deslocaram-se à Penha. Aí todo o grupo almoçou, brincou e conviveu tendo em conta as regras de convivência, valorizando-se as relações interpessoais. A viagem de míni trem permitiu desfrutar da paisagem natural do Monte da Penha e dar prazer a todas as crianças e alunos que nele viajavam. De regresso à cidade de Guimarães cada aluno foi contemplado com um gelado e com alegria e boa disposição regressamos à Airão S. João.
Com a realização desta atividade atingiram-se os objetivos propostos: fomentar o gosto pelo património, pela sua valorização e sua preservação; valorizar as relações interpessoais; divulgar e promover a Capital Europeia da Cultura junto das crianças e comunidade educativa; conhecer personagens e factos da história nacional e local: Guimarães - Berço da Nação Portuguesa.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Dia Mundial da Criança
No dia 1 de Junho o Jardim de Infância e a Escola do 1º Ciclo de Roupeire comemoraram em parceria o “Dia Mundial da Criança”. No período da tarde, numa das salas da EB1, as crianças e os alunos participaram numa atividade organizada pela professora bibliotecária sobre os direitos e deveres das crianças. Em seguida viram e manusearam alguns livros expostos para a concretização da feira do livro. No espaço exterior da escola realizamos os Jogos Tradicionais Portugueses. Após os jogos houve o lanche convívio patrocinado pela Associação de pais. O ambiente era de alegria e empenho na realização dos jogos, notando-se atitudes cívicas nos diferentes grupos, nomeadamente à espera da vez para a execução do jogo, a partilha dos diferentes materiais, a entre ajuda dos mais velhos para com os mais novos. Brincamos e convivemos tendo em conta as regras de convivência, valorizando-se as relações interpessoais. Foi sem dúvida um dia diferente, de convívio, de aprendizagens, de alegria e animação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)