"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Festa de Natal

O Natal é comemorado em todo o mundo, estando a ele subjacente sentimentos e valores como o amor, a união, a esperança, a alegria, a partilha e a solidariedade. O jardim-de-infância pode constituir um tempo/espaço privilegiado para vivenciar o Natal, através da aprendizagem lúdica em momentos partilhados entre crianças, adultos e famílias. A Festa de Natal é um dos momentos que, por si só, vale pela importância que o reveste. Neste contexto a nossa Festa de Natal realizou-se no dia 17 de dezembro na Junta de Freguesia, aberta à comunidade. Neste evento o grupo do jardim-de-infância apresentou a peça de teatro “Os anjos amigos”, uma Dança de Natal ensaiada nas aulas de dança (atividade extra curricular). As crianças também declamaram poemas (Quatro pinheirinhos, vindos do pinhal; Uma estrela no céu distante; Ó meu porquinho de louça; Está a chover, está a nevar) e interpretaram algumas Canções de Natal, designadamente: No relógio do avozinho; Os meus presentinhos; Pinheirinho, pinheirinho e A todos um bom natal. Esta Festa foi o resultado do trabalho e do empenho de todos os intervenientes, em que os pequenos atores desempenharam bem os seus papéis contribuindo para que existisse um ambiente de alegria e muito boa disposição. No final houve um lanche convívio com a presença dos pais e encarregados de educação que colaboraram com doces, bolos e outras iguarias da época natalícia. Obrigada a todos pela colaboração e amizade. Feliz Natal para todos.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"A verdadeira história da cigarra e da formiga"

No dia 10 de dezembro a escola do primeiro ciclo e o Jardim de Infância de Roupeire - Airão S. João deslocaram-se de camioneta de aluguer ao cinema do Arrábida Shopping para assistir à peça de teatro "A Verdadeira História da Cigarra e da Formiga". Esta peça de teatro é uma comédia musical cheia de ternura e também hilariante, que fala sobre poupança e amizade, num espetáculo recheado de imaginação. Durante o teatro as crianças acompanharam em silêncio e com interesse as personagens nos seus diálogos, gestos, movimentos e canções que apelavam para a amizade e entreajuda. Este elenco musical contou com excelentes atores que estavam bem caracterizados, o cenário bem montado ou melhor um formigueiro, num teatro no cinema, cheio de luz e som que encantaram as crianças. A música foi bem selecionada e as personagens, bem caracterizadas, eram muito expressivas com cenas engraçadas que alegravam e faziam rir todos os que estavam a assistir ao espetáculo. Obrigada à Associação de Pais e Junta de Freguesia que patrocinaram esta atividade, cheia de magia e alegria, às nossas crianças.
.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

História "Uma prenda de Natal"

Natal,tempo de amor, alegria, amizade, ajuda, solidariedade. Que todos os dias sejam dias de natal!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

domingo, 1 de dezembro de 2013

História Vítor conhece o Pai Natal

Também desenvolvemos a história "Vítor conhece o Pai Natal" que contribuiu para que as crianças entrassem no mundo da magia e dos afetos. Vítor Conhece O Pai Natal - IVENS, JAN É Véspera de Natal! O Vítor e o Tim acordam cedo e dirigem-se para casa da Vitória, a fim de a ajudarem a organizar a festa de Natal. Começam por decorar o pinheiro - e que lindo que ele ficou! - e de seguida vão ajudar a Vitória na cozinha. Eis senão quando, ouvem um barulho na chaminé! Será o Pai Natal que vem trazer os presentes? É, sim senhor!

O Natal e o nascimento do Menino Jesus

O natal está a chegar. Por esta razão temos vindo a falar sobre o que é o natal para as crianças. E para elas o natal tem diferentes significados: o natal é uma festa; no natal festeja-se o nascimento do Menino Jesus; no natal enfeita-se as casas com luzinhas, o pinheirinho e o presépio; no natal o pai natal vai de casa em casa distribuir prendinhas de natal; no natal faz frio e temos de usar roupas quentinhas; no natal as renas puxam o trenó do pai natal; o pai natal entra pela chaminé nas casas dos meninos; no natal é tempo de partilhar e de sermos amigos.