"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
(Anísio Teixeira)
(Anísio Teixeira)
sábado, 31 de outubro de 2015
Festa do Halloween
No dia 30 de outubro comemoramos a “Festa do Halloween”. Durante essa semana desenvolvemos as histórias “A bruxa Lindinha e o bruxo bruxão” e “A abóbora gigante”. Estas histórias, muito do agrado das crianças, contribuíram para o desenvolvimento de atividades diversificadas e significativas muito ricas de aprendizagens em que se perspetivou a ação educativa numa lógica de articulação de saberes entre as diferentes áreas de conteúdo da educação pré-escolar. Também contribuiu para desmistificar alguns medos das nossas crianças. Neste âmbito ficaram a conhecer alguns usos e costumes desta tradição anglo-saxónica, exploraram o vocabulário inerente a esta festividade, realizou-se a divisão silábica de algumas palavras, como por exemplo: bruxa, caldeirão, gato, fantasma, etc., realizaram desenhos, colagens para enfeitar o JI com bruxas, abóboras, fantasmas, gatos pretos, cantou-se a canção “Era uma vez uma bruxinha”, confecionou-se um bolo para a festa do Halloween, montou-se o canto do Halloween, ao som do CD do Panda e os Caricas fez-se a dança das “Caveiras”, realizaram-se jogos divertidos como por exemplo: vamos descobrir a bruxa Lindinha, a corrida das vassouras, doçuras ou travessuras.
Feliz Halloween !!!!
sábado, 24 de outubro de 2015
O Coelhinho Branco e a Cabra Cabrês
Mais uma história que despertou o interesse de todas as crianças.
domingo, 18 de outubro de 2015
Confeção de uma salada de fruta
Com a fruta que as crianças levaram de casa selecionamos, formamos e classificamos os conjuntos, contamos os elementos dos conjuntos, lavamos e descascamos a fruta. Por fim saboreamos a salada de fruta.
História "A menina que não gostava de fruta"
Para comemorar o "Dia Mundial da Alimentação" desenvolvemos a história "A menina que não gostava de fruta. A partir da história articulamos o tema com as diferentes áreas de conteúdo do pré-escolar.
sábado, 10 de outubro de 2015
Quando chega o outono
Com a chegada do outono estamos a descobrir o mundo que nos rodeia, através de saídas ao exterior, a descoberta de novos sabores, cores e texturas.É caso para dizer:
Quando chega o Outono
Voa a Andorinha
Parte para sul
Para nova casinha
Voa, voa
Voa, andorinha
Voa, voa
Voa, p´ra nova casinha.
Quando chega o Outono
Colhe-se na vinha
Arrefece o tempo
Cai uma chuvinha
Plim, plim, plim
Plim, plim, plim
Colhe-se na vinha
Plim, plim, plim
Plim, plim, plim
Cai uma chuvinha
Quando chega o Outono
Solta-se a folhinha
Aparece o vento
Uma brisa fresquinha.
Vu,vu,vu
Vu, vu,vu
Solta-se a folhinha
Vu,vu,vu
Vu, vu,vu
Uma brisa fresquinha.
Subscrever:
Mensagens (Atom)