"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
(Anísio Teixeira)
(Anísio Teixeira)
quarta-feira, 12 de outubro de 2016
domingo, 2 de outubro de 2016
Confeção de um bolo de iogurte
A história da Galinha Ruiva serviu de mote para o desenvolvimento de atividades do interesse das crianças. Estas atividades foram desenvolvidas de forma globalizante e integrada que constituíram oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças.
sábado, 24 de setembro de 2016
Desfolhada
Olá a todos.
O início do ano letivo traz uma grande preocupação para pais e profissionais da educação: a adaptação das crianças à rotina da escola. Nesta adaptação criam-se oportunidades para as crianças terem experiências sociais diferentes da experiência familiar, fazendo contato com outras crianças em um ambiente estimulante, seguro e acolhedor. O ingresso das crianças na escola envolve mudanças e desenvolvimento, sendo fundamental que nós, adultos, estejamos atentos às novas necessidades das crianças. É nesse espaço, vivenciando experiências prazerosas com a brincadeira, o contato com seu próprio corpo e com as coisas do seu ambiente, por meio da interação com outras crianças e adultos, que, para elas, poderão ser desenvolvidas capacidades relativas à autoestima, ao raciocínio, ao pensamento e à linguagem.
Foi neste ambiente que fomos convidados pela avó do Rodrigo a fazer uma esfolhada. As crianças sentadas em roda iam desfolhando as espigas de milho com destreza e empenho, colocando-as dentro de um cesto, sempre na esperança de encontrarem o milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo ou um abraço a um amigo ou amiga. Ainda houve tempo para um lanche-convívio, uma corrida pelo campo e cortar alguns cachos de uvas. Esta atividade proporcionou oportunidades educativas para a descoberta e compreensão do mundo que rodeia as crianças, contribuindo para a promoção de aprendizagens significativas e diversificadas.
domingo, 21 de fevereiro de 2016
A ovelhinha que veio para jantar
"A Ovelhinha que veio para o jantar" conta-nos uma história ternurenta entre um lobo e uma ovelhinha que terminaram...amigos.
A ovelhinha que veio para jantar
View more presentations or Upload your own.
A árvore dos afetos
A árvore dos afetos do JI de Roupeire - Projeto desenvolvido em parceria com o centro de saúde, jardins do agrupamento de escolas e pais e encarregados de educação. Obrigada aos pais que participaram neste evento carregadinho de afetos.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
Festa de Carnaval
Todas as crianças envolveram-se e participaram com muito interesse na festa de carnaval. Costuma dizer-se que o melhor carnaval é o das crianças… E porque o carnaval é uma festa de folia e muita alegria cantamos com euforia “O Carnaval chegou, vamos todos festejar; chamemos os amigos para podermos brincar…” ou “Vou arranjar um disfarce e divertir-me a valer” e ao som de música carnavalesca dançamos, rimos, desfilamos e brincamos. Foi um dia diferente cheio de alegria, muita brincadeira e participação de todos. Todas as crianças estavam vestidas com muita cor e a rigor podendo-se apreciar uma grande variedade de trajes carnavalescos realçando o envolvimento das crianças e suas famílias e o resultado não podia ser melhor.
Cantar dos Reis
Cá estamos nós com novas novidades. Neste segundo período continuamos com a tradição do Cantar dos Reis. Muitas outras atividades foram desenvolvidas nas diferentes áreas de conteúdo criando oportunidades de aprendizagem que foram de encontro aos interesses e necessidades de cada criança e do grupo em geral.
Subscrever:
Mensagens (Atom)