"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

À descoberta do Corpo



Quem sou? Quais as partes do meu corpo? Para onde vão os alimentos quando como? Porquê é que o coração e os pulmões são importantes? E o esqueleto humano? Estas e outras perguntas foram o mote para um pequeno trabalho de projecto sobre o corpo humano.
Na nossa biblioteca consultamos o livro “Como somos feitos” da Edição da Asa e pesquisando fomos apreendendo alguns conceitos e conhecimentos do corpo humano: as diferentes partes do corpo, para que servem, a importância do coração, dos pulmões e de outros orgãos, os cinco sentidos.
Com a visualização de um PowerPoint sobre os cinco sentidos conversamos sobre a sua importância, para que servem, realizamos jogos de estimulação, comparamos e realizamos jogos de associação de imagens. Para sabermos qual é o menino mais alto ou mais baixo, o mais pesado, o menos pesado utilizamos uma balança e uma fita métrica. Em grupo elaboramos gráficos e comparamos e tiramos conclusões.
Aprendemos também a seguinte poesia:

Esta é a minha mão direita,
Esta é a minha mão esquerda.
Com a mão direita aponto para o céu,
Com a mão esquerda aponto para o chão.
Com a direita eu digo sim,
Com a esquerda eu digo não.
Agora que já as conheço, já não faço confusão.
Brincar com o corpo e com os sentidos...

Algumas atividades de Psicomotricidade:

• Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
• Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
• Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
• Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
• Dar cambalhota
• Dançar em diferentes ritmos;
• Imitar animais;
• Andar em curvas;
• Arremessar e agarrar bolas;
• Brincar de Chefinho mandou;
• Brincar de Morto-Vivo;
• Brincar de Estátua;
• Brincar de cabra-cega;
• E inúmeras outras atividades.
Depois do desenvolvimento da história sobre “O bolo de Chocolate” decidimos fazer um bolo de iogurte e pôr à prova os cinco sentidos: visão, audição, olfacto, gosto e o tacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário