"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
(Anísio Teixeira)
(Anísio Teixeira)
sábado, 28 de maio de 2011
Visita de estudo
No dia 24 de Maio o Jardim de infância e a Escola do Primeiro Ciclo de Roupeire realizaram a visita de estudo à Quinta de Santo Inácio, Parque e zoo, em Vila Nova de Gaia, tendo como objetivos: valorizar as relações inter-pessoais; observar e explorar os animais do seu meio, a sua vida, as suas características e o ambiente em que vivem; favorecer o contacto direto com a natureza.
Nesta visita de estudo as crianças tiveram oportunidade de ver animais do campo/animais da selva e uma grande variedade de aves e insetos. Anteriormente à visita, na sala de actividades, recolhemos informações sobre o tema, arrumamos ideias através de leitura de imagens, pesquisa em livros, histórias… Durante a visita as crianças do JI puderam aplicar os conhecimentos adquiridos através da observação e da comunicação sobre os animais observados. Também observaram e descobriram árvores com diferentes texturas, flores, folhas. Almoçamos no parque das merendas, brincamos e convivemos tendo em conta as regras de convivência, valorizando-se as relações interpessoais.
Todas as crianças, nesta faixa etária da Educação de infância, são curiosas. Acham o mundo muito divertido, interessante e obtém enorme satisfação com novos relacionamentos e conhecimentos a tudo o que as rodeia despertando o prazer em descobrir e em aprender. Esta visita de estudo correspondeu às expectativas de todas as crianças e foi sem dúvida um dia diferente, de convívio, de aprendizagens, de alegria e muita animação.
Lengalenga - A velha e a bicharada
As lengalengas caracterizam-se por serem textos construídos por frases curtas que geralmente rimam ajudando as crianças na aprendizagem através da memorização, pois baseiam-se na repetição de sons, de palavras, de rimas ou de expressões.
Têm por base a exploração da linguagem oral, através de uma forma lúdica, o que permite às crianças terem um envolvimento ativo no seu desenvolvimento.
De acordo com Vygotsky (1982), aprendizagem e linguagem são indissociáveis. Através da linguagem e de suas diversas formas de comunicação verbais e não verbais (olhares, gestos e movimentos), os sujeitos interagem uns com os outros e com o mundo que os rodeia. Todavia, por intermédio desses diferentes momentos interactivos, além da possibilidade de comunicação, algo mais é produzido: o conhecimento.
Lengalenga “A velha e a bicharada” de Luísa Ducla Soares
Era uma velha que tinha um gato, Debaixo da cama o tinha; O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um cão, Debaixo da cama o tinha; O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um galo, Debaixo da cama o tinha; O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um porco, Debaixo da cama o tinha; O porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um burro, Debaixo da cama o tinha; O burro zurrava, O porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um boi, Debaixo da cama o tinha; O boi berrava, O burro zurrava, o porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um velho, Debaixo da cama o tinha; O velho falava, O boi berrava, O burro zurrava, O porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
sábado, 21 de maio de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
Plano Nacional de Leitura - História "O Cuquedo"
O Cuquedo é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o jardim de infância. É uma história que fala de animais de grande porte - hipopótamos, zebras, elefantes, girafas, rinocerontes - andam numa correria ...... de lá para cá e de cá para lá. Todos tinham medo do Cuquedo porque pensavam que ele era muito assustador, pregava sustos a quem estivesse parado no mesmo lugar.
O texto de Clara Cunha é divertido e engenhoso e as ilustrações de Paulo Galindro são magníficas.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Brincar com as palavras e as letras
Esta actividade foi intencionalmente pensada com a finalidade de promover o desenvolvimento e a aprendizagem no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita operacionalizando deste modo as Orientações Curriculares no que diz respeito à área da Linguagem/Comunicação.
De forma a facilitar a aprendizagem da leitura e escrita é importante familiarizar as crianças com alguns conceitos, tais como letra, palavra, frase e texto, bem como a capacidade de manipular de forma intencional os sons que constituem as palavras (sílabas e fonemas). A actividade de modelagem com plasticina contribuiu para promover a reflexão sobre a língua através da descoberta de palavras que comecem com as vogais, as letras dos nomes, segmentação das palavras em pedaços/sílabas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)