"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

sábado, 28 de maio de 2011

Lengalenga - A velha e a bicharada



As lengalengas caracterizam-se por serem textos construídos por frases curtas que geralmente rimam ajudando as crianças na aprendizagem através da memorização, pois baseiam-se na repetição de sons, de palavras, de rimas ou de expressões.
Têm por base a exploração da linguagem oral, através de uma forma lúdica, o que permite às crianças terem um envolvimento ativo no seu desenvolvimento.
De acordo com Vygotsky (1982), aprendizagem e linguagem são indissociáveis. Através da linguagem e de suas diversas formas de comunicação verbais e não verbais (olhares, gestos e movimentos), os sujeitos interagem uns com os outros e com o mundo que os rodeia. Todavia, por intermédio desses diferentes momentos interactivos, além da possibilidade de comunicação, algo mais é produzido: o conhecimento.

Lengalenga “A velha e a bicharada” de Luísa Ducla Soares

Era uma velha que tinha um gato, Debaixo da cama o tinha; O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um cão, Debaixo da cama o tinha; O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um galo, Debaixo da cama o tinha; O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um porco, Debaixo da cama o tinha; O porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um burro, Debaixo da cama o tinha; O burro zurrava, O porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um boi, Debaixo da cama o tinha; O boi berrava, O burro zurrava, o porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.
Era uma velha que tinha um velho, Debaixo da cama o tinha; O velho falava, O boi berrava, O burro zurrava, O porco roncava, O galo cantava, O cão ladrava, O gato miava, A velha dizia: Estou só, estou só, Estou só na banda só.

Sem comentários:

Enviar um comentário