"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

sábado, 17 de setembro de 2011

bem vindos

Olá a todos. Setembro começou e com ele o início do ano letivo.
A mudança do ambiente educativo provoca sempre a necessidade de adaptação por parte das crianças que entram para o novo meio social em que lhe são colocadas novas exigências. Daí a importância de uma atenção especial nos primeiros dias. Começámos por comunicar aos pais, em conversas informais e através de informações dadas na primeira reunião de pais, algumas formas de proceder que favorecem a adaptação das crianças.
Uma das estratégias utilizadas para a adaptação das crianças mais novas foi o recurso às crianças que já frequentaram o jardim de infância, quer no acolhimento dos mais novos, quer nas brincadeiras e rotinas, nomeadamente no arrumo dos materiais. Progressivamente fomos também organizando o ambiente educativo e introduzindo alguns instrumentos de monitorização.
Ao longo da semana, criou-se um ambiente de empatia e confiança. Este ambiente contribuiu para ajudar os mais pequenos a aceitarem os jogos, as rodas, as canções e as brincadeiras que se realizaram no jardim de infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário