Saída ao exterior
O princípio básico da necessidade de integração curricular é sem dúvida um dos fundamentos das orientações curriculares. Existe assim a necessidade de uma “construção articulada do saber – o que implica que as diferentes áreas a contemplar não deverão ser vistas como compartimentos estanques, mas abordadas de uma forma globalizante e integrada .” (ME/DEB/NEP, 1997:14).
Este currículo integrador leva-nos às três grandes áreas de conteúdo:
- Formação pessoal e social – área transversal e integradora que, “tendo uma intencionalidade própria se inscreve em todas as outras”, ligada ao processo de organização de grupo…
- Expressão e Comunicação – área que “engloba os instrumentos essenciais para a criança continuar a aprender ao longo da vida”, é aquela que aparece com vários domínios.
- Conhecimento do Mundo – Corresponde ao que normalmente conhecemos como estudo do meio, apesar da sua designação procurar ser mais abrangente, onde a noção de “meio”, procura ser entendido como meio próximo e imediato. (Roldão, 1995)
Neste âmbito com a saída ao exterior desenvolveram-se atividades significativas e do interesse das crianças permitindo-lhes alargar os conhecimentos do mundo que as rodeia de forma globalizante e integradora.
Sem comentários:
Enviar um comentário