"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Halloween

A festa do Halloween está a chegar. Neste âmbito temos vindo a falar sobre os usos e costumes desta tradição tão apreciada pelas crianças. Em expressão plástica fizemos vários trabalhos relacionados com este evento para o nosso canto do Halloween.Fizemos teatro de fantoches e cantamos a canção retirada da net: Era uma vez uma bruxinha que voava que voava lá no céu. Era baixinha e redondinha tinha um gato e uma aranha também. Mas veio um dia um vendaval e a bruxinha não se pode aguentar caiu ao chão, partiu um pé e a bruxinha começou logo a chorar. Sua sobrinha que era esperta a correr, a correr foi ajudar. Pôs uma tala, ligou-a bem e a bruxinha começou logo a dançar.

Confeção de Pão

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Descobrindo o milho

Continuamos a falar sobre o milho e trouxemos algumas espigas para o nosso jardim. Com as espigas fizemos colagens com diferentes materiais... Debulhamos os grãos de milho, mas nem todas as crianças quiseram utilizar os mesmos materiais. Neste contexto cada criança escolheu o material que precisava para a confeção da sua espiga de milho e o resultado final foram estas espigas muito coloridas segundo a imaginação e a criatividade de cada criança.

Confeção de pipocas

No âmbito da história “A Galinha Ruiva” confecionamos pipocas com a ajuda da D. Carla, a mãe do José Simão. Experimentamos fazer as pipocas caramelizadas e as pipocas tradicionais. Para as pipocas caramelizadas os ingredientes necessários foram os seguintes: 4 colheres de milho, 4 colheres de açúcar, 4 colheres de água e 3 colheres de óleo. Tão crocantes e deliciosas pipocas acabadinhas de fazer. Depois confecionamos as pipocas tradicionais (milho e óleo). A D. Carla cobriu o fundo de uma panela com milho, sem sobrepor. Deitou um pouco de óleo, o suficiente para untar o milho. Ligou o lume (brando) e tapou bem. Quando se começou a ouvir o milho a estalar, agitou a panela. Quando o matraquear das pipocas reduziu de intensidade, desligou o lume e esperou que o último grão de milho “rebentasse”. Nesta altura, tirou a tampa e viu-se o magnífico espetáculo que é a panela cheia de pipocas. Tão quentinhas e tão branquinhas. No final da atividade todas as crianças tiveram o seu saco de pipocas e com alegria cantavam: Pipoquinhas, pipoquinhas Todas a estalar, Tão quentinhas, tão quentinhas As vamos provar. Há pipocas doces Outras salgadinhas Todas são gostosas E muito branquinhas. (Música da canção Pinheirinho, pinheirinho, retirada da net)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro festejamos o “Dia Mundial da Alimentação” com os alunos da escola Básica de Roupeire, no período da tarde. Neste âmbito tivemos a visita da enfermeira Elisabete, do Centro de Saúde das Taipas, que depois de uma breve conversa sobre a alimentação apresentou um teatro de fantoches sobre os frutos e sua importância no crescimento e saúde das crianças. Em seguida realizamos o jogo da glória que foi muito divertido. No final da atividade as crianças do jardim-de-infância cantaram as canções: “Eu sou pequenino, mas já sei escolher”, “Pão e leitinho, logo da manhã” e “De manhã, muito cedinho, bebo leite bem quentinho”. Ao longo da semana desenvolvemos o tema sobre a alimentação e exploramos os alimentos que pertencem à roda dos alimentos. Fizemos leitura de imagens, falamos sobre os alimentos saudáveis e alimentos não saudáveis e identificamos alguns alimentos da nossa casinha que foram colocados no grupo correspondente da roda dos alimentos. Depois cada criança montou o seu puzzle sobre a roda dos alimentos para levarem para casa e com ela conversarem com os pais sobre uma alimentação equilibrada e saudável. Também preparamos gelatina em casca de laranja. Com a operacionalização desta atividade foi possível explorar a cor – cor de laranja, os tamanhos, o cheiro, sabores e a textura.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Frutos do outono

Os Frutos Do Outono by jjobarbosa

As vindimas

As crianças do jardim-de-infância de Roupeire fizeram uma visita às vindimas à quinta da tia da Joana. Foi uma experiência maravilhosa, através da qual as crianças tiveram a oportunidade de observar as pessoas a vindimar. Em seguida experimentaram fazê-lo subindo escadotes e colhendo uvas que depois eram guardadas em baldes. Também viram com muita curiosidade e satisfação os utensílios e materiais necessários para a realização da vindima. Quando vários baldes ficaram cheios de cachos de uvas acompanhamos um trabalhador que transportou os baldes dentro de um carrinho de mão até ao ralador. As uvas raladas caíam dentro do lagar. O grupo de crianças pode observar todo o processo de transformação da uva ao vinho e verem a cuba onde será guardado posteriormente. No final da visita todo o grupo foi presenteado com um cabaz de frutos do outono (uvas, romãs, nozes, figos, maracujá, castanhas, marmelos...) e um delicioso lanche confecionado pela mãe da Joana. Obrigada a todos aqueles que nos proporcionaram esta vindima que contribuiu para novas aprendizagens fora do contexto de sala.