"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
(Anísio Teixeira)
(Anísio Teixeira)
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Atividades da história "Corre, corre cabacinha"
No âmbito da história “Corre, corre cabacinha” do Plano Nacional de Leitura desenvolveram-se atividades significativas e diversificadas para o grupo de crianças nas diferentes áreas de conteúdo. As crianças elaboraram os registos gráficos da história com os quais fizeram o reconto oral e o PowerPoint da história.
Nas atividades de consciência fonológica descobrimos palavras começadas por “C” como cabacinha; “U” como urso; “L” como leão; “N” como netinha e registamos essas palavras em frente às crianças. Fizemos a divisão silábica com batimento de palmas das palavras lobo, velha, cabaça, lua. Depois pintamos os círculos de acordo com o número de sílabas.
Em expressão plástica elaboramos máscaras das personagens da história: do lobo, do urso e do leão. Foi com alegria que fizeram a dramatização da história com as máscaras confecionadas e com os acessórios para a velha.
No domínio da matemática formamos conjuntos: conjunto das máscaras dos leões, conjunto das máscaras dos ursos e conjunto das máscaras dos lobos. Depois da contagem dos elementos de cada conjunto colocou-se o número que correspondia à quantidade de cada conjunto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário