"Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal


"Para todos os nossos amigos, votos de um Feliz Natal, cheio de Paz e de um Ano Novo carregadinho de coisas boas, todas as que mais desejarem."
A nossa Festa de Natal, realizada a 18 de Dezembro de 2010, teve o envolvimento de todas as crianças e alunos, educadora, professores, assistentes operacionais, funcionárias da componente de apoio à família, pais e encarregados de educação, junta de freguesia, associação de pais, enfim de toda a comunidade educativa. Bem aja a todos e continuação de Boas Festas.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Actividades da Quadra Natalícia

Durante o mês de Dezembro desenvolveram-se actividades diversificadas e do interesse das crianças criando-se situações de aprendizagem motivadoras e significativas. Criou-se um ambiente educativo que permitiu às crianças explorar e utilizar materiais e instrumentos colocados à sua disposição, proporcionando interacções em grande grupo, em pequenos grupos e entre pares, criando deste modo situações de aprendizagem de modo a interessar e estimular cada criança e o grupo em geral. O tema "Quadra Natalícia" contribuiu para fomentar o espírito natalício (valores de partilha, amizade, solidariedade, paz e amor); manter viva a tradição; reforçar relações inter pessoais e a participação dos alunos nas actividades desenvolvidas.

sábado, 4 de dezembro de 2010

terça-feira, 30 de novembro de 2010

À descoberta do Corpo



Quem sou? Quais as partes do meu corpo? Para onde vão os alimentos quando como? Porquê é que o coração e os pulmões são importantes? E o esqueleto humano? Estas e outras perguntas foram o mote para um pequeno trabalho de projecto sobre o corpo humano.
Na nossa biblioteca consultamos o livro “Como somos feitos” da Edição da Asa e pesquisando fomos apreendendo alguns conceitos e conhecimentos do corpo humano: as diferentes partes do corpo, para que servem, a importância do coração, dos pulmões e de outros orgãos, os cinco sentidos.
Com a visualização de um PowerPoint sobre os cinco sentidos conversamos sobre a sua importância, para que servem, realizamos jogos de estimulação, comparamos e realizamos jogos de associação de imagens. Para sabermos qual é o menino mais alto ou mais baixo, o mais pesado, o menos pesado utilizamos uma balança e uma fita métrica. Em grupo elaboramos gráficos e comparamos e tiramos conclusões.
Aprendemos também a seguinte poesia:

Esta é a minha mão direita,
Esta é a minha mão esquerda.
Com a mão direita aponto para o céu,
Com a mão esquerda aponto para o chão.
Com a direita eu digo sim,
Com a esquerda eu digo não.
Agora que já as conheço, já não faço confusão.
Brincar com o corpo e com os sentidos...

Algumas atividades de Psicomotricidade:

• Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
• Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
• Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
• Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
• Dar cambalhota
• Dançar em diferentes ritmos;
• Imitar animais;
• Andar em curvas;
• Arremessar e agarrar bolas;
• Brincar de Chefinho mandou;
• Brincar de Morto-Vivo;
• Brincar de Estátua;
• Brincar de cabra-cega;
• E inúmeras outras atividades.
Depois do desenvolvimento da história sobre “O bolo de Chocolate” decidimos fazer um bolo de iogurte e pôr à prova os cinco sentidos: visão, audição, olfacto, gosto e o tacto.

sábado, 13 de novembro de 2010

O nosso magusto











A história da Maria Castanha foi o ponto de partida para as actividades desenvolvidas no nosso Jardim de Infância. Fizemos alguns trabalhos de expressão plástica. No domínio da matemática desenvolvemos a noção de tamanhos: grande, médio e pequeno. Contamos a Lenda de S. Martinho e fizemos o teatro de sombras.
No dia 11 de Novembro festejamos o S. Martinho com a escola do 1º Ciclo. À volta da fogueira todas as crianças cantaram com alegria e estavam ansiosas que as castanhas estoirassem ou ficassem assadas. E assim cantavam “É tempo de Outono eu faço o Magusto, estalam castanhas mas eu não me assusto” ou “Ah! Ah! Ah! Minha castanhinha” ou ainda “São tão boas as castanhas, nas fogueiras assadinhas…”. Os meninos do JI apresentaram aos alunos do 1º Ciclo o trava-língua “Descasca a castanha, muito bem descascadinha, verás que dentro da casca tem outra casca castanha clarinha”. Depois de saborearmos estas castanhas e de enfarruscarmos as caras foram distribuídas as castanhas assadas no fogão da cantina escolar e os sumos. Esta actividade contribuiu para fomentar as relações inter pessoais entre Jardim de Infância/Escola do 1º Ciclo, para manter e promover a tradição do S. Martinho com a festa das castanhas, a lenda de S. Martinho e desta forma valorizar os usos e costumes do nosso país.

domingo, 7 de novembro de 2010






Com o desenvolvimento da história descobrimos o feminino das palavras: príncipe, feiticeiro, rei, gato, cão, boi, pato.
Descobrimos os contrários de triste, chorar, malcriada, lindo, grandes e brancas, de acordo com o seguinte texto: "O feiticeiro de barbas grandes e brancas transformou a princesa malcriada em rã e ela passou a viver no lago do lindo palácio. Ela chorava e vivia muito triste à espera de um príncipe".
Fizemos porta-lápis. Trabalhamos os comportamentos/emoções. No final articulamos com a Escola EB1a mesma história e os meninos do JI fizeram o reconto da história através dos registos gráficos.

Um Final Feliz para a Princesa Malcriada

Construção de castelos com materiais diversificados

Plano Nacional de Leitura

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Halloween








O Dia das Bruxas/Halloween é uma festa comemorativa celebrada no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. É realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.
Os símbolos e tradições que estão associados a esta festa são: fantasmas, bruxas, múmias, caveiras, monstros, gatos pretos e até personagens como drácula e outras. A semana começou com a história da colega Juca “O desejo da bruxa”. Na história a bruxinha tinha um desejo: deixar de ser uma bruxa má e feia e transformar-se numa fada boa e linda, mas esqueceu-se de uma palavra mágica quando preparava a poção no caldeirão. A palavra mágica era “Por favor”. Com a exploração desta história surgiram algumas perguntas, como por exemplo: Qual o desejo da bruxa? E de cada criança? O que nos faz lembrar as bruxas? O que é o Halloween?
Neste âmbito, fomos conversando para descobrir o que cada criança sabe sobre esta festa: que tem muitas bruxas, fantasmas, vampiros, morcegos e esqueletos; que as crianças se mascaram e ficam assustadoras; que se fazem caras nas abóboras e se iluminam; e que se dão doces. Decidimos decorar a sala com abóboras, fantasmas, bruxas, frutos do Outono.
Assim foram surgindo vários trabalhos no domínio da expressão plástica em que todas as crianças participaram activamente e alegremente. Também apreendemos uma canção retirada da Internet “Era uma vez uma bruxinha”. No último dia da semana fizemos jogos relacionados com o tema: a múmia, a corrida das vassouras, a bruxa come as tampas, o gato e o ladrão (adaptação do jogo o cão e o ladrão). Também se comeram muitas guloseimas, ouvimos música o “Fantasminha brincalhão” e dançamos ao som da música.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fizemos uma salada de fruta






A roda dos alimentos


Através da actividade desenvolvida as crianças apreenderam vários conteúdos importantes para uma alimentação saudável: se queremos ser fortes e saudáveis, temos que tomar sempre o pequeno-almoço antes de sair de casa; nunca comer em excesso; comer hortaliças, legumes e fruta com frequência; evitar os doces; beber muita água, leite ou sumos de fruta fresca; nunca beber vinho ou outras bebidas alcoólicas e reduzir o consumo de gorduras e de sal, lavar os dentes depois das refeições e lavar as mãos sempre que necessário.

Apreendemos a canção do “Pequeno-almoço”, retirada da Internet
De manhã, muito cedinho
Bebo leite bem quentinho; (bis)
Leite, só… isso não!
Bebo o leite e como o pão. (bis)

Como o pão com manteiguinha
Como o pão com marmelada; (bis
Limpo a boca, bem limpinha
E já não como mais nada. (bis)

Limpo a boca, bem limpinha
Acabou-se a patuscada. (bis)
Música: “ 1,2,3,4,5,6,7, com a escola ninguém se mete…”

E também a poesia "A roda dos alimentos"
" Da roda dos alimentos
de tudo devo comer,
e antes da refeição
boa água eu vou beber!

Eu como frutas maduras,
leite, carne, queijo e pão
Como bem, não como muito
Vario a alimentação! "

Dia Mundial da Alimentação



O desenvolvimento desta actividade foi muito importante para promover hábitos alimentares saudáveis: como a importância da sopa, da fruta, do leite, do pão e dos diferentes nutrientes que fazem parte da roda dos alimentos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010







Consciência fonológica
• Com o nome dos legumes da história formamos rimas.
• Das palavras escolhidas construímos frases e fizemos o registo.
• Consultamos o dicionário para sabermos o significado das palavras SEMEAR/PLANTAR
• Descobrimos palavras terminadas em “AR” como semear e plantar:
• Descobrimos que a palavra nabo não começa com a letra “c” como couve, cenouras, cebola, cogumelo.
• Elaboramos máscaras para a dramatização da história “O NABO GIGANTE” e fizemos a correspondência entre quantidade e número.

sábado, 2 de outubro de 2010

Dos marmelos à marmelada

Oh! Lindo Outono



No Outono os dias começam a ficar mais curtos, as andorinhas voam para sul, as folhas e os frutos, já amadurecidos, começam a cair no chão, aparece o vento, a chuva, o frio. É altura das colheitas e o chão das ruas, parques, campos estão normalmente forrados com folhas amarelas, vermelhas, castanhas, cor de laranja.
Aprendemos a canção:
Quando chega o Outono
Voa a andorinha
Parte para sul
Prá nova casinha.
Voa, Voa
Voa, Voa
Voa a andorinha
Voa, Voa
Voa, Voa
Prá nova casinha.

Quando chega o Outono
Colhe-se na vinha
Arrefece o tempo
Cai uma chuvinha.
Plim, plim, plim,
Plim, plim, plim,
Colhe-se na vinha.
Plim, plim, plim,
Plim, plim, plim,
Cai uma chuvinha.

Quando chega o Outono
Solta-se a folhinha
Aparece o vento
Uma brisa fresquinha.
Vu, vu, vu
Vu, vu, vu
Solta-se a folhinha
Vu, vu, vu
Vu, vu, vu
Uma brisa fresquinha.
Edições Convite à Música
Design e ilustrações de Inês Prata

Também a poesia da colega Rosarinho seviu de motivação. O OUTONO

O OUTONO CHEGOU,
AS ANDORINHAS PARTIRAM,
VOARAM MAIS PARA SUL,
AO FRIO E AO VENTO FUGIRAM.

AS FÉRIAS TERMINARAM,
À ESCOLA EU JÁ VOLTEI,
ESTÁ COBERTO DE FOLHAS SECAS,
O CAMINHO ONDE PASSEI.

OUTONO É TEMPO DE UVAS,
DE IR AO CAMPO VINDIMAR,
COLHER ABÓBORAS, MARMELOS.
E UM BELO DOCE PREPARAR.

SINTO NO AR O PERFUME,
DAS CASTANHAS A CREPITAR,
QUEM QUER COMÊ-LAS QUENTINHAS,
ACABADINHAS DE ASSAR?